Quer receber indicações e turbinar sua carreira?

Você sabe como chamar a atenção das pessoas para receber indicações e conseguir seu primeiro emprego ou, se você já trabalha, conquistar um emprego melhor?

Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que estão em busca de uma colocação no mercado de trabalho, mas não pertencem a famílias influentes. Muitas pessoas acreditam que por não fazerem parte de um círculo social articulado estarão em desvantagem para conseguir um bom trabalho. Será?

No artigo anterior expliquei que as empresas preferem contratar pessoas com referências porque gostamos de fazer negócios com pessoas que confiamos. Se você ainda não viu esse artigo clique aqui para ler agora. 

Veja bem, as empresas existem para resolver problemas e ganham dinheiro quando apresentam uma solução que satisfaça os desejos e necessidades do seu público alvo.

Uma empresa de sucesso é aquela que consegue montar uma equipe de "resolvedores" de problemas para atender a um público cada vez maior. O problema é que encontrar pessoas com esse perfil não é fácil e um simples currículo não diz muito sobre a disposição do candidato para resolver problemas, por isso as empresas buscam indicações.

Antes de apresentar a estratégia é preciso deixar claro que ela só funcionará se você de fato for uma pessoa disposta a melhorar constantemente e quebrar seus paradigmas se for preciso porque ninguém consegue enganar por muito tempo, não é mesmo?

São apenas dois passos. Vamos lá?

1) Faça uma análise sincera das suas habilidades. O que você sabe fazer bem? Que tipo de ajuda as pessoas normalmente pendem a você? Esse é o primeiro indicador para você progredir em sua carreira. Por exemplo: se você é uma pessoa extrovertida e consegue facilmente persuadir as pessoas para as suas ideias você deveria focar sua busca em oportunidades na área comercial e não como auxiliar administrativo, entende?

Uma pessoa comunicativa será infeliz e provavelmente ineficiente em uma função burocrática.

2) Agora que você sabe quais são suas melhores habilidades procure um grupo da sua comunidade onde você possa ajudar. Pode ser na sua igreja, no seu condomínio, no seu bairro, na sua escola, etc.

Faça voluntariamente o melhor que você puder nestes grupos. Essa é a sua oportunidade de mostrar ao mundo o seu valor. Ajude as pessoas e você será ajudado!

Ao seguir esses dois simples passos você se colocará em uma posição favorável para conseguir indicações, sabe por quê? 

Porque esses grupos que você se dispõe a ajudar é composto de pessoas e algumas dessas pessoas são empresários ou certamente conhecem empresários.

Você estará ajudando o grupo e se ajudando porque começará a ganhar visibilidade e as pessoas conhecerão as suas habilidades e mais cedo ou mais tarde começarão a surgir as indicações. Simples assim.

Essa estratégia é tão simples que a maioria das pessoas a despreza e vai em busca de algo mais complicado. Veja bem, a sofisticação está nas coisas simples.

Ao longo da minha vida conheci pessoas que não contribuíam em nada nos grupos que participei. Na faculdade não participavam dos trabalhos em grupo e procuravam uma forma de ter seu nome incluído nos trabalhos. Na igreja se limitavam a assistir os programas e em alguns casos, criticar. E por aí vai...


Não é de se estranhar que esse tipo de pessoas não receba convites e indicações, você não acha?


E você, o que está fazendo para ganhar visibilidade e conquistar indicações?


Se você gostou destas dicas compartilhe com seus amigos, essa é uma boa oportunidade de começar a ganhar visibilidade ajudando as pessoas, não acha?

Obrigado e até o próximo artigo!