5 Lições Sobre Como Superar Uma Crise

Talvez, neste momento, você faça parte do grupo de muitos brasileiros com uma grande interrogação em sua cabeça: E agora, o que vou fazer?

Muita gente está com medo do seu futuro. As notícias só falam em crise e não são animadoras. O desemprego e a inflação estão aumentando e a política está indo de mal a pior (como sempre...). A frase da moda é: O BRASIL ESTÁ EM CRISE!

Permita-me fazer uma outra pergunta: Quando foi que o Brasil não esteve em crise? Veja bem, no Brasil até o passado é incerto! Essa frase do ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, faz sentido, você duvida?

Até hoje não se chegou a um consenso se o Brasil foi descoberto, achado ou invadido.

Não se sabe ao certo se foram os portugueses ou espanhóis que chegaram aqui primeiro...
DEPOIS DOS ÍNDIOS!

E nem sequer se tem certeza se o primeiro desembarque dos portugueses foi em Porto Seguro-BA ou em Touros-RN, e 
você acha que só agora é que o Brasil está em crise?

Mas, o que significa crise pra você? Você sabia que as palavras possuem um significado e esse significado influencia diretamente nossa forma de pensar e agir?  

Vamos fazer um exercício prático: imagine que você está na cozinha da sua casa. Agora você vai até a sua geladeira e pega um grande limão. Você leva esse limão até a bancada e o corta ao meio com uma faca. Muito bem, agora você pega metade desse limão e espreme todo o suco na sua boca. Se você estava concentrado neste parágrafo provavelmente tenha salivado. Esse é um exemplo prático de como as palavras nos influenciam.

Hoje, quero dar a você um novo significado para a palavra C.R.I.S.E.

Pense na palavra CRISE como um acróstico onde cada letra representa a inicial de uma palavra:

C de Criatividade. As empresas contratam funcionários para resolverem problemas. Um empreendedor só tem sucesso no seu negócio se conseguir resolver um problema do seu cliente com seu produto ou serviço e um dos ingredientes fundamentais para se resolver problemas é ser criativo, ser ousado e fazer o que ninguém ainda fez ou dar uma nova aplicação ao que já foi inventado. Use sua criatividade para se destacar!


R de Resiliência."O que não me mata me fortalece." Estas palavras são de Nietzsche. Ser resiliente é ter a capacidade de enfrentar e superar problemas, crises e adversidades. Certamente, em sua vida você enfrentou e enfrentará problemas. O que fará você se destacar da maioria, será sua capacidade de não desistir. Absorva os golpes, mas não se entregue à crise. Enquanto você lutar, você tem chances de vencer. Ter coragem não é ausência de medo. Ter coragem é avançar apesar do medo. Avance, seja resiliente!


I de Iniciativa:Você se preocupa em estar "na média"? Só faz o que te pedem e mesmo assim tenta fazer pela metade? Desperdiça tempo no trabalho usando redes sociais ou simplesmente mata o tempo ao invés de produzir? Se você continuar assim, garanto que não vai muito longe e sua crise será longa! Você até pode enganar seu chefe ou seu cliente, mas fazendo isso estará enganando a si próprio porque sem iniciativa você será jogado na vala comum da mediocridade. Faça além do que lhe pedem mesmo que os outros te chamem de puxa saco.Tenha iniciativa, seja uma pessoa realizadora!


S de Sonhos:Tudo na vida começa com um sonho. Se você já teve alguma conquista (tenho certeza que sim) significa que antes você sonhou com isso. Só quem sonha é que supera desafios e vence a crise. Uma pessoa bem sucedida (não necessariamente rica) consegue realizar seus sonhos apesar da falta de dinheiro, doença, perda de um ente querido, falência, desemprego, divórcio ou simplesmente a pressão dos amigos da onça dizendo que não vale à pena o esforço porque ela não é capaz! Sonhar é o combustível que te dá forças para lutar e realizar seus sonhos apesar de uma crise. 


As pessoas bem sucedidas tem a capacidade de sonhar e realizar. Daqui pra frente viva os seus sonhos e não os sonhos de outras pessoas! Continue sonhando, continue realizando.


Finalmente chegamos à última letra. A letra E de Entusiasmo:Uma pessoa entusiasmada enfrenta e supera crises, desafios e dificuldades, não se deixa abater e transmite confiança aos demais ao seu redor. É um otimista! Entretanto para você se manter entusiasmado precisa ter metas claras para alcançar um objetivo bem definido. 


Você, na maior parte das vezes terá que buscar e criar oportunidades para fazer as coisas acontecerem. Aqui está a chave das pessoas bem sucedidas. Tem um ditado popular que diz: "quem quer faz, quem não quer, dá uma desculpa". Não espere as oportunidades, crie a suas. Faça acontecer!


Deixa eu te contar uma pequena história:

Era uma vez um menino que nasceu na área rural de uma pequena cidade do sertão de Minas Gerais. Sua primeira crise aconteceu quando aos 4 anos teve poliomielite em uma das pernas e a partir daí tinha que se locomover com uma muleta. 


Aos 11 anos saiu sozinho de casa em busca de novas oportunidades, mas no caminho foi descoberto pelo motorista do ônibus que o entregou as autoridades da cidade de Petrópolis no RJ. 


Lá foi acolhido pelo pessoal da assistência social. Conquistou a simpatia das cuidadoras que se empenharam e conseguiram que esse garoto fizesse 6 cirurgias para voltar a andar. Conseguiu. Andava mancando, mas não precisava mais de muleta.


O menino cresceu, e continuou em busca do seu sonho. Sempre acreditou em seu potencial e seu trabalho. Nunca mendigou! 


Trabalhou como porteiro de hotel, plantador de cebola, pintor de paredes e vendedor. Ele tinha um sonho. Ter uma família e uma casa própria. Esse era o seu foco. Não a crise!


Aos 35 anos, já em São Paulo, casou com uma linda mulher, aos 36 comprou uma casa e aos 37 foi pai pela primeira vez. Um garoto. Aos 43 a família estava completa com a chegada de uma linda garotinha. 


O sonho estava completo! Foi fácil? Não. Sofreu reveses? Muitos. Desistiu? JAMAIS! 


Ele é um vencedor porque conseguiu realizar seus sonhos apesar de tudo conspirar contra. Apesar da crise.


Essa não é uma história de autoajuda, essa é a história do meu pai, "Seu" Cassiano, e tem me inspirado a quebrar barreiras e superar limites. Já fundei 4 negócios, sendo dois deles na Europa. Já experimentei o insucesso e o sucesso e continuo sempre em busca de aprender algo novo. 


Nunca é tarde para aprender, nunca é tarde para vencer!


Foi isso que aprendi com o meu pai sobre crise e ter espírito empreendedor.


A partir de hoje e pelo resto da sua vida, quando você ouvir a palavra CRISE você se lembrará da série de oportunidades que estão se abrindo para você. 

Então, vamos relembrar o que significa C.R.I.S.E?

CRIATIVIDADE
RESILIÊNCIA
INICIATIVA
SONHOS
ENTUSIASMO

Muito bem, esse é o significado de crise. Lembre-se disso sempre! Não se deixe abater pelo negativismo dos outros. Use tudo o que aprendeu até hoje para construir os seus sonhos e para construir um Brasil melhor. 

Continue sonhando, continue realizando!

Um abraço e sucesso apesar da crise!

Se quiser receber em primeira mão meus vídeos sobre empreendedorismo, marketing, vendas e carreira, clique aqui para se inscrever no meu canal do Youtube!

#conteudo2#

#htmlPersonalizado#