EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO NÃO SE MEXE. SERÁ?

Analise a evolução dos conceitos de marketing e descubra se as estratégias do seu negócio estão ultrapassadas!

Talvez você já tenha reparado as grandes mudanças que aconteceram no marketing nos últimos anos, mas existem milhões de empresas pelo mundo que insistem em usar as mesmas estratégias do passado para continuar vendendo seus produtos ou serviços, entretanto andam meio "perdidas" porque os resultados estão cada vez piores.

Fiz questão de publicar esse infográfico elaborado pelo Philip Kotler que mostra a evolução dos conceitos de marketing ao longo da história. 

Obviamente o "time" (estratégia de marketing) que estava vencendo na década passada, hoje, está perdendo!

Já aconteceu com você ter feito uma campanha, mas não saber exatamente se os resultados foram positivos?

Pois é, isso aconteceu comigo muitas vezes nas minhas empresas num passado não muito distante simplesmente porque a maioria das ações não permitiam a mensuração.

Se você reparar na imagem abaixo vai notar que o marketing atual está voltado para as finanças e o primeiro item que o responsável pelo marketing da empresa deve levar em conta é o famoso ROI (Retorno Sobre o Investimento). Hoje você deve ser "obcecado" pelas métricas.



Existem canais e estratégias que possibilitam a mensuração de uma campanha, mesmo com mídias antigas como os panfletos, que ainda surtem algum efeito em determinados mercados.

Talvez você me pergunte: como posso medir o retorno em uma campanha de panfletagem?

Vou te dar um simples exemplo: Coloque no panfleto alguma vantagem exclusiva para quem for ao seu estabelecimento e apresentar o panfleto. Essa vantagem pode ser um desconto, um brinde ou outra coisa qualquer.

Desta maneira você terá como saber se sua campanha está ou não atingindo o objetivo.

Talvez você me diga: mas Hélio, nos Estados Unidos eles utilizam essa técnica há décadas com os famosos cupons de desconto... e eu concordo com você, mas, quando foi que você viu uma campanha assim aqui no Brasil? São raras. E agora que a panfletagem está em extinção, nem se fala!

Mas por que eu usei um exemplo de campanha tão ultrapassado? Porque vejo em minhas consultorias as empresas fazendo campanhas "modernas" nas mídias sociais cometendo os mesmos erros das campanhas dos panfletos, simples assim.

Criam um anúncio, postam em determinada rede social e não fazem ideia se o ROI da campanha está sendo positivo ou não.

Para você não cometer esse erro ofereça alguma vantagem para a pessoa que interagir com o seu anúncio, desta forma você terá pelo menos um (dos muitos) instrumentos para mensurar uma campanha.

Outro problema comum é não segmentar o público alvo. 

O empresário ou profissional liberal não define claramente qual o seu público alvo e qual o canal mais adequado para atingir esse público. O resultado é muita gente frustrada por desperdiçar tempo e dinheiro em campanhas que geram resultados sofríveis.

É mais ou menos como uma consultora de moda que dá dicas para adolescentes do sexo feminino, fazer uma campanha no Linkedin. Acho que você vai concordar comigo que seria melhor essa consultora de moda anunciar no Instagram ou Snapchat, não é verdade? 


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Obrigado e até breve!